segunda-feira, 25 de julho de 2011

Maçon terrorista

Anders Behring Breivik 

O sofrimento da Noruega é maior do que qualquer tentativa de explicação. O silêncio é a melhor atitude para com vítimas, familiares e nação. Mas confesso que me deixou algo incomodado que entre os qualificativos do principal suspeito, o norueguês Anders Behring Breivik, surgisse o de “cristão”.

Os jornais e a televisão (não ouvi rádio nem procurei na www) dizem sempre que se trata de um fundamentalista cristão. Mas não dizem que cristão é. Católico? Luterano? Calvinista? De uma seita? Eu gostava de saber, embora ainda não me tenha dado ao trabalho de procurar activamente. A informação que vem ao encontro de mim sem grande esforço pessoal (jornais e tv) não esclarecem. Mas ficam sempre as ideias do “cristão fundamentalista” e do “cristão terrorista”.

Não penso, como aquela senhora que dizia que “se é ditadura, não é de esquerda, ponto final” (ver aqui  a partir de 5:40; e também dizia, reparem na maravilha da expressão, “utensilagem mental”, logo no início do vídeo), que se é cristão não pode ser fundamentalista. Na verdade, conheço alguns cristãos fundamentalistas, mas sei que nunca pegariam numa arma para matar pessoas. Há-os, ainda que eu gostasse que não houvesse nem veja bem como se pode ser terrorista e acreditar no Evangelho sem ser por patologia.

Por outro lado, por vezes, mas nem sempre, a imprensa tem omitido que o terrorista norueguês pertenceu à maçonaria.

Ferreira Fernandes escreve no DN de hoje:
Norueguês, cristão, conservador, de extrema-direita, tudo qualificativos a que se pode acrescentar outro, terrorista, fazendo um todo que não é por estar junto (por exemplo, em terrorista cristão) pode ofender os noruegueses, cristãos, conservadores ou de extrema-direita que não são terroristas. Sim, há terroristas cristãos e Anders Behring Breivik é a prova. Ler tudo aqui.
Por uma questão de honestidade, devia estar logo no início “maçon”. E o trecho acima poderia terminar desta forma sem faltar à verdade: “Sim, há terroristas maçons e Anders Behring Breivik é a prova”. Mas não seria tão mediático.

2 comentários:

André Tadeu de Oliveira disse...

Caro amigo, boa tarde.

Parabéns pelo texto ! Posso publicá-lo em meu blogue ?

Forte Abraço

André

André Tadeu de Oliveira
São Paulo- SP- Brasil

Jorge Pires Ferreira disse...

Com certeza que sim, caro amigo.
Abraço.

JPF

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...