sexta-feira, 17 de junho de 2011

17 de Junho de 1703. Nasce John Wesley, fundador do metodismo



John Wesley, principal fundador do metodismo, nasceu no dia 17 de Junho de 1703, em Epworth, Inglaterra, e morreu no dia 2 de Março de 1791, em Londres.

O medotismo (o nome vem da disciplina e método que punham na prática cristã após o avivamento inicial, o “coração aquecido” do encontro com Cristo, que no cado se Wesley aconteceu em 1738) não pretendia ser uma nova confissão cristã, mas somente uma reforma do anglicanismo.

John Wesley sempre se considerou um ministro anglicano. A Igreja organizou-se primeiro nos EUA, porque a independência política impeliu o desejo de independência religiosa. No Reino Unido o metodismo só se organizou após a morte do reformador.

Em 1749, John Wesley escreveu uma “Carta a um católico romano”. Começa assim:
Calculo que tenha ouvido umas boas centenas de histórias, a nosso respeito, - dos vulgarmente conhecidos por Protestantes -, e se der crédito, ainda que seja a um por cento delas, deverá pensar muito mal de nós. Mas isso é inteiramente contrário ao preceito de Cristo: «Não julgueis, para que não sejais julgados», e pode trazer sérias consequências, especialmente a de nos levar a pensar, igualmente, mal de vós. Disto resulta estarmos, de ambos os lados, com menos vontade de nos ajudarmos, uns aos outros, e mais prontos a ferir-nos mutuamente. Em consequência disto, o amor fraternal fica completamente destruído; e, em ambos os lados, ao considerar o lado oposto como monstros, surgem zangas, ódios e malquerenças, após cada discussão pouco afectuosa, seguida, frequentemente, por barbaridades desumanas, como poucas vezes se notam entre pagãos.
Ler a carta aqui.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...