sábado, 7 de maio de 2011

Umas frases de Tagore, no meio do texto de um cardeal

Tagore e Gandhi

O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, analisou alguns dos escritos de Rabindranath Tagore, que nasceu há 150 anos, em Calcutá (ver aqui), num artigo publicado no jornal “Il Sole 24 Ore” (01-04-2011).
Tagore escreveu frases / poemas como estas, que retiro do texto do cardeal:
Deus cansa-se dos grandes reinos, jamais das pequenas flores.
e
Dá-me a força, ó Senhor, de nunca renegar o pobre, de não dobrar os joelhos diante da insolência dos poderosos.
e
O nosso verdadeiro valor está em nós mesmos, mas está espalhado em todas as pessoas do mundo. Devemos caminhar para nos unir, senão não nos reencontraremos.
e ainda
Eu sonhava que a vida fosse alegria. Despertei-me: a vida é serviço. Então, servi e, no serviço, encontrei a alegria.
Tagore deixou 150 mil linhas (de poesia, suponho), 300 mil linhas de prosa, 3 mil cantos musicais, sem contar artigos e discursos. Além das artes, empenhou-se na construção de estradas, hospitais e até de uma escola, que hoje é universidade. Ler artigo de D. Ravasi aqui.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...