quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dois anos de Tribo de Jacob



O meu blogue fez hoje (comecei a escrever a 17 de Maio, mas já passa de meia-noite) dois anos. Inaugurei-o no dia 17 de Maio de 2009 depois de ler a mensagem de Bento XVI para o 43.º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Exortava o Papa, dirigindo-se especialmente aos jovens, “para levarem para o mundo digital o testemunho da sua fé”. “Senti-vos comprometidos a introduzir na cultura deste novo ambiente comunicador e informativo os valores sobre os quais assenta a vossa vida”.

Leitor de alguns blogues, e já não me sentindo jovem, decidi escrever um centrado nos meus interesses católicos: os livros que leio, os cronistas preferidos (infelizmente são poucos) e cujos textos transcrevo, as efemérides relacionadas com o cristianismo, as notícias especialmente significativas, a linguagem de inspiração religiosa na cultura não especificamente confessional, um ou outro texto de opinião da minha autoria, textos clássicos do cristianismo, notas de humor. Num fundo, ponho neste blogue o que gostaria de encontrar num blogue católico livre, dialogante, ecuménico, aberto à cultura. Sem defesas da missa tridentina. Em comunhão com Roma, o que não significa abdicar da crítica na procura da verdade.

Escrevo uma média de quatro vezes por dia e a verdade é que poderia escrever mais. Todos os dias há assuntos de que não falo, mas que julgo que aqui caberiam. Há rubricas que gostava de inaugurar, mas não o faço porque não as sustentaria. Há notícias que gostaria de comentar. Blogues, principalmente estrangeiros, que gostaria de ler mais e citar. O tempo escasseia e a vida offline ainda é o melhorzinho que há para fazer.

Disse há um ano que, no início, esperava merecer umas cem visitas diárias em poucos meses, mas só as atingi precisamente ao completar o primeiro ano. Mas já não esperava que, passado outro ano, o número triplicasse.

O blogue tem motivado alguns contactos proveitosos. O que é óptimo. E tem acolhido comentários, por vezes anónimos, de pessoas que sabem mais e escrevem melhor do que eu. O que é uma bênção ainda maior.

Espero continuar a merecer a atenção de todos os que me lêem. Não darei muito mais do que o que tenho dado diariamente. Mas tenho vontade de melhorar dentro do estilo que caracteriza este espaço.

13 comentários:

paulo disse...

Muitos parabéns! Excelente trabalho, imensa fonte de informação e de inspiração! Notável persistência e regularidade! Uma referência na blogosfera portuguesa.

Jorge Pires Ferreira disse...

Paulo, obrigado pelas suas palavras - que aceito como incentivo.

Lucy disse...

Muito obrigada pelo esforço que faz. Faço minhas todas as palavras do Paulo.

Anónimo disse...

Muitos parabéns. Conheço há pouco o blog e, sinceramente, não é mais um. Longe de qualquer espírito sectário, nota-se uma sabedoria refrescante nesta página. Não deslustra o passado, mas tem os olhos no futuro.
Distingue-se da maioria dos blogs ditos católicos, onde predomina um sectarismo ultra-conservador, que faz de irmãos na fé os seus principais alvos.
Continue.

Anónimo disse...

Muito obrigada pelo empenho.
Excelente. Muito entusiasmo para continuar.

Vítor Mácula disse...

Olá, Jorge, e parabéns à Tribo.

Tem-me interpelado particularmente a busca e transcrição de "linguagem de inspiração religiosa na cultura não especificamente confessional"; até porque é um tipo de tarefa que não se vê muito por blogue-aí ;)

saudações

Vicente disse...

Esperava algo diferente...na verdade o que é privilégio de alguns não pode ser a Verdade de todos, não te parece?..
Deus a existir revelar-se-ia a uns poucos de iluminados ou ...? se é que me entendes...
Como te disse esperava mais António Jorge e da sua essência...aquela que é offline...tudo o resto, a mim que privilégio não tenho nenhum e sempre fui curto de inteligência, tudo me parece uma longa conversa da treta...
Um Abraço do amigo
João Carlos

Anónimo disse...

Caro Jorge,
Muitos parabéns a si e à Tribo de Jacob!
Como já aqui foi dito, o seu blog é fonte de inspiração, momento de saída do quotidiano, fonte de novas ideias, uma abordagem vasta da vasta cultura.
Na sua essência humanista, com traços filosóficos e apontamentos teológicos muito importantes o seu blog é um bom serviço para todos!
Não havendo forma de qualquer remuneração deste seu já tamanho esforço, tento compensar difundindo e recomendando-o a outros!
E com isso pode continuar a contar!
E por favor, continue!
Obrigado!

Abraço,
Paulo C.

Helena Topa Valentim disse...

Olá, António Jorge! Vou seguindo as tuas sugestões com muito prazer. Só posso incentivar-te mais e mais.
As palavras são, portanto: Parabéns! Obrigada! Continua!
Beijinho da Lena

maria disse...

Parabéns! boa continuação.

Arcélio Sousa disse...

Olá António Jorge!
Os meus sincersos Parabéns. Desde que conheci o bolg que o visito diariamente. E até já o recomendei e continuo a recomendar a colegas meus. Dá-me gosto, sinceramente, a leitura diária pela quantidade de novidades que coloca sendo, claro, do meu interesse. Isto é um claro incentivo a continuar porque blogs como esté há poucos. Força!

Fernando Correia de Oliveira disse...

Leitura diária obrigatória, praticamente desde o início. E uma frutuosa e sempre divertida troca de informações.
parabéns!

André Tadeu de Oliveira disse...

Jorge,

Parabéns por este espaço católico e ecumênico. Um dos melhores do mundo virtual !

Saudações luso-brasileiras e protestantes !

André Tadeu de Oliveira

São Paulo- SP- Brasil

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...