segunda-feira, 18 de abril de 2011

18 de Abril de 1480. Nasce Lucrécia Bórgia

Lucrécia Bórgia por Bartolomeo Veneto


Lucrécia Bórgia nasceu no dia 18 de Abril de 1480, em Subiaco, perto de Roma. E morreu no dia 24 de Junho de 1519, em Ferrara. Era filha ilegítima de Rodrigo Bórgia, que foi Papa de 1492 a 1503 com o nome de Alexandre VI.
Lucrécia levou uma vida incrível de intrigas, comportamentos indecorosos, casamentos e anulações (grávida de seis meses, conseguiu passar por virgem e anular o primeiro casamento). Chegou a ser regente o Vaticano, na ausência do pai, Papa, em Nápoles.
Quando governou Ferrara, na última parte da sua vida (morreu ao 39 anos, por causa de uam febre pós-parto), foi benevolente para com os judeus. Proibiu qualquer tipo de discriminação contra eles - o que também não terá contribuído para o seu bom nome na época.
Foi a esta senhora que Ludovico Ariosto dedicou "Orlando Furioso". E foi a pensar no seu irmão, César Bórgia, e nos seus métodos políticos, que Maquiavel escreveu "O Príncipe".

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...