terça-feira, 15 de março de 2011

Roubaram as freiras mas o que interessa são os quadros

Irmã Isabel Guerra

A notícia tem algo de insólito. Freiras de clausura e dinheiro, muito dinheiro. 1,5 milhões de euros, dizem. Acontece que o convento de Santa Luzia, em Saragoça, Espanha, foi assaltado e o dinheiro desapareceu. Até o "Washington Post" falou do assunto.

O dinheiro das freiras que fizeram o voto de pobreza (por isso é que não o gastaram) provém de actividades de restauração (talvez façam doces no convento), da encadernação de livros e das pinturas da Irmã Isabel Guerra, uma madrilena de 64 anos. Os seus quadros podem chegar aos 48 mil euros. Li aqui.

O crime a e suposta riqueza das freiras é assunto que não me interessa. A ordem é rica, mas as freiras são pobres, como é costume ouvir-se. E pode não haver ironia na frase. Mas e os quadros? A Irmã Isabel Guerra é admirada pela luminosidade que põe nas suas pinturas. Vejamos algumas. Desconheço o título das pinturas do meio.

"Alegra-te comigo"



"Saciai a sede aos humildes"

1 comentário:

Anónimo disse...

Por isso é que as congregações femininas estão às moscas. Elas são pobres mas as congregrações estão lotadas de euros. Isto já não acontece nas congregações masculinas. resultado: há mais vocações masculinas.

Há um sínodo?

O sínodo que está a decorrer em Roma é de uma probreza que nem franciscana é. Ou há lá coisas muito interessantes que não saem para fora ou ...