quarta-feira, 16 de março de 2011

16 de Março de 1979. Morre Jean Monnet

 Jean Monnet nasceu no dia 9 de Novembro de 1888, em Cognac, e morreu no dia 16 de Março de 1979, em Houjarray, França. É um dos pais da União Europeia, por, entre outros feitos, ter estado na origem do Plano Schuman para criar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, na década de 1950.
Jean Monnet, como os outros três grandes líderes dos princípios da Europa unida (o francês Robert Schuman, o alemão Konrad Adenauer e o italiano Alcide de Gasperi) era católico. Com ironia, falava-se da “Europa vaticana” por causa destes católicos pioneiros. Foram eles que deram os primeiros passos, com a bênção de Pio XII, para a união da Europa, depois de II Guerra Mundial. No entanto, ao contrário dos outros três, Jean Monnet não gozou de tanta simpatia pelas autoridades católicas porque teve um caso com a pintora italiana Silvia Giannini, em 1929, recém-casada com Francisco Giannini. Jean Monnet e Silvia Giannini casaram-se em 1934, mas em Moscovo, onde o divórcio era permitido, depois de a italiana ter obtido a nacionalidade soviética. Monnet era solteiro.
Em 1974, após a morte de Francisco Giannini, Monnet e Silvia casaram-se pela igreja em Lourdes.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...