quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Se tem pressa em ser santo pense nisto


John L. Allen Jr. aponta no “National Catholic Reporter” (01-02-2011) os cinco traços em comum nas beatificações rápidas (ou seja, de pessoas mortas há menos de 30 anos). Resumo-os a partir do texto traduzido pela Unisinos (aqui). As palavras-chave de cada item são da minha responsabilidade.

1. Dinheiro. A maioria tem por trás uma organização plenamente comprometida com a causa, contando tanto com os recursos quanto com a astúcia política para fazer as coisas andarem. Pense-se em Josemaria Escrivá.

2. Originalidade do santo. Implicam uma “primeira vez”, geralmente em termos do reconhecimento de uma região geográfica específica ou de um conjunto de membros sub-representados.  Ex.: Maria Corsino e Luigi Beltrame Quattrocchi, o primeiro casal “beato”.

3. Momento político-cultural. Às vezes há uma questão política ou cultural simbolizada por esses candidatos que contribui para a percepção de sua urgência. É o caso da leiga italiana Gianna Beretta Molla que recusou tanto um aborto quanto uma histerotomia que teriam resultado na morte do seu filho não-nascido.

4. Interesses do Papa. Por vezes as causas passam pela via rápida porque o respectivo Papa sente um investimento pessoal nelas. Ex.: Em relação a João Paulo II, santos polacos como Jerzy Popieluszko e Michal Sopocko.

5. Lobby dos bispos. Apoio hierárquico muito forte, tanto por parte dos bispos da região como por parte de Roma. É o caso da jovem focolare Chiara Badano.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...