sábado, 5 de fevereiro de 2011

Novo caso Maciel? Novo escândalo

João Paulo e Germán Doig

Diz-se que há um novo caso Maciel Degolado, o fundador dos Legionários de Cristo que vida dupla e tripla. Dupla porque, sendo padre católico celibatário, teve filhos. Tripla porque abusou de seminaristas.

Agora diz-se que um dos líderes máximos do Sodalício de Vida Cristã (há pouca informação disponível sobre esta organização - a região brasileira tem sítio aqui), Germán Doig, um leigo consagrado, também tinha vida dupla. Surgiram três “graves acusações” que evidenciam uma vida dupla. Mais uma vez, abuso de menores.

Os processos preliminares para declarar sua vida exemplar, a caminho da beatificação, foram encerrados.

Germán Doig Klinge (1957-2001), peruano, coordenou o Sodalício de Vida Cristã (um sodalício é uma sociedade de pessoas que vivem juntas),  “nova realidade eclesial com crescimento elevado”, dizia a agência Zenit (aqui), desde 1985. A organização está presente no Peru, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Estados Unidos e Itália.

A confirmarem-se as notícias, aliás, parecem mais que confirmadas, é mais um motivo para a Igreja avaliar bem os fenómenos de crescimento rápido, geralmente de sinal conservador. Mais do que lamentável.


(Nota de 9 de Fevereiro de 2011) Sobre esta questão, ver esclarecimento aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não se trata de abuso de menores. Para maiores esclarecimentos, leia o comunicado oficial na página www.noticiasdelsodalicio.com

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado pelo esclarecimento. Algumas notícias falam de "abuso de jovens" recusando, no entanto, a pedofilia. De qualquer forma, farei o esclarecimento.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...