João Gutenberg (ou Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg), o inventor da impressão por tipos móveis, nasceu em 1398 e morreu no dia 3 de Fevereiro de 1468 em Mogúncia (isto é, Mainz), Alemanha.
Depois de testar a sua invenção numas impressões menores, reproduziu a Bíblia (de 46 linhas), em latim, a partir de uma versão da Vulgata de São Jerónimo. Começou a imprimir nos finais de Setembro de 1452.
A invenção de Gutenberg mudou o mundo, por várias razões. Um delas, religiosa, pois deu reformadores (que Gutenberg não conheceu) um óptimo meio de divulgação das suas ideias.
Lutero, nascido 31 anos depois da impressão da primeira Bíblia, disse da invenção do seu patrício: "A impressão é o último dom de Deus e o maior. Por seu intermédio, Deus quer dar a conhecer a verdadeira Religião a toda a terra e expandi-la em todas as línguas. É a chama que brilha antes da extinção do mundo".
Ver aqui uma lista do paradeiro de cada um dos 49 exemplares da primeira Bíblia impressa que ainda existem. Um deles está na Biblioteca Nacional de Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário