sábado, 8 de janeiro de 2011

8 de Janeiro de 1337. Morre o pintor Giotto

Giotto (1266-1337)

Giotto di Bondone morreu no dia 8 de Janeiro de 1337, em Florença. Quem gosta de arte religiosa pode chamar-lhe S. Giotto, porque além de mestre do top ten da pintura de todos os tempos, pelo menos pela introdução da perspectiva, humanizou os santos e as figuras divinas. Um mediador, portanto.

Só pintou motivos religiosos, sendo a vida de Francisco de Assis um deles, mas, como escreveu Lionello Venturi ("Para compreender a pintura. De giotto a Chagall", Estúdios Cor, 1955), “Giotto encerra uma civilização pictural que se ocupa sobretudo de Deus e abre outra que se ocupa sobretudo do homem”. Com Giotto, começa um novo capítulo da história da pintura, com realismo, perspectiva, humanidade, corpos e autores a assinar as obras. Segundo Gombrich, a história da arte passa a ser a história dos grandes artistas.

A foto acima é do exterior da Galeria Uffizi. Consta que Giotto era anão, como de alguma forma dá para perceber pela imagem.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...