quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

13 de Janeiro de 1995. O bispo Jacques Gaillot é destituído da sua diocese

O bispo católico Jacques Gaillot (Saint-Dizier, 11 de Setembro de 1935) foi afastado da sua diocese, Évreux, no dia 13 de Janeiro de 1995, e nomeado como titular de Partenia (uma diocese na semidesértica Argélia, sem bispo residencial desde o séc. V), porque não pode haver bispos sem diocese.

João Paulo II afastou D. Jacques Gaillot, com o apoio da maior parte dos bispos franceses e de padres e leigos da diocese de Évreux, devido às suas posições políticas e eclesiais. Gaillot manifestou-se contra as armas nucleares (principalmente nos anos 80 e no tempo dos ensaios atómicos de Chirac) e pela defesa de minorias. Aceitava, por exemplo, padres casados ou a viver com mulheres. E dispôs-se a dar a bênção a uniões homossexuais.

Desde que saiu de Évreux manteve na Internet, até há pouco, o sítio partenia.org, que é, como escreve na portada, “um lugar de liberdade onde se pode entrar em diálogo com todos os povos da terra”. “Como Partenia já não existe, torna-se o símbolo de todos aqueles que, na sociedade como na Igreja, têm o sentimento de não existir. É uma extensa diocese sem fronteiras onde o sol nunca se põe”.

Há meses, D. Gaillot anunciou que ao completar 75 anos (fê-lo em Setembro de 2010), idade em que os bispos resignam, deixaria de escrever no sítio.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...