John Emerich Edward Dalberg-Acton nasceu no dia 10 de Janeiro de 1834 e morreu no dia 19 de Junho de 1902. Conhecido simplesmente por Lord Acton, este católico inglês foi escritor, político e historiador, reconhecido no final da vida por Cambridge e Oxford (antes, como católico, estas universidades estavam-lhe vedadas). Pensou em escrever uma "Grande História da Liberdade". Sucedeu a John Henry Newman como editor do jornal católico “The Rambler” em 1859.
É dele uma frase muito citada, por vezes atribuída a Churchill (como muitas outras): “O poder corrompe; o poder absoluto corrompe absolutamente”.
Em 1990, foi fundado nos EUA um “think thank” que tem como patrono Lord Acton (e pelo menos um seguidor em Portugal: João Carlos Espada), o Lord Acton Institute, “para o estudo da religião e da liberdade”.
“Inspirado nos escritos de Lord Acton, o grande historiador e pensador moral de Cambridge, o Instituto realiza seminários em inglês, dirige pesquisas e publica livros, ensaios e jornais que invocam a religião como defensora da liberdade”, lê-se na versão portuguesa do sítio.
Outra efeméride de 10 de Janeiro: Tintin.
Sem comentários:
Enviar um comentário