domingo, 12 de dezembro de 2010

12 de Dezembro de 2008. Morre o teólogo jesuíta Avery Dulles

Avery Robert Dulles (24 de Agosto de 1918 – 12 de Dezembro de 2008), jesuíta, foi nomeado cardeal no final da vida. Publicou mais de duas dezenas de livros e cerca de 750 artigos sobre teologia. O seu livro mais conhecido é “Modelos de Igreja” (“Models of the Church”), de 1974, no qual diz que ao longo dos tempos a Igreja foi (e é, porque esses modelos continuam a prevalecer) “instituição”, “comunhão mística”, “sacramento”, “arauto” e “serva”. Os dois últimos, dizia o jesuíta, são os que mais bem reflectem o espírito do II Concílio Vaticano.

Por coincidência, numa entrevista de hoje ao IHU (aqui), o jesuíta Mark S. Massa aponta este teólogo como uma das personalidades mais influentes no catolicismo norte-americano de meados do século XX. Mark S. Massa é autor de “The American Catholic Revolution: How the Sixties Changed the Church Forever” (Oxford University Press, 2010).

Sem comentários:

Há um sínodo?

O sínodo que está a decorrer em Roma é de uma probreza que nem franciscana é. Ou há lá coisas muito interessantes que não saem para fora ou ...