domingo, 28 de novembro de 2010

O jesuíta que inventou o hipertexto

O padre Roberto Busa (Vicenza, Itália, 13 de Novembro de 1913), jesuíta, é um dos pais do hipertexto. Sempre que damos uma clicadela num link, devemos-lhe algo. Desconhecia por completo a história, embora já tivesse ouvido falar do Index Thomisticus (aqui), que no entanto nunca consultei.

Diz o jesuíta, entrevistado pelo “L'Osservatore Romano” de 28-11-2010, que, se tivesse de fazer um verbete enciclopédico sobre si próprio, escreveria: "Pioneiro da informática linguística". E comenta: “ A informática havia sido concebida para os números. Eu pensei em aplicá-la às palavras”.

A entrada "Roberto Busa" da Wikipédia em inglês diz sensivelmente o mesmo: “(...) One of the pioneers in the usage of computers for linguistic and literary analysis” (aqui).

A entrevista (aqui em português) é muito interessante. Foi colega de Luciani (João Paulo I). Queria ser missionário, mas mandaram-no estudar São Tomás de Aquino. Diz que se o ser humano é uma mente que sabe escrever programas, Deus é uma mente que “sabe escrever programas que escrevam outros”. Situa-se num “nível superior de inteligência”. “O cosmos nada mais é do que um gigantesco computador. O Programador é também o seu autor e seu produtor”.

Engraçada é a forma como se dirigiu ao presidente da IBM com a ideia do interligação das palavras. Copio:

Em viagem aos Estados Unidos, pediu uma entrevista com Thomas Watson, fundador da IBM. O velho magnata o recebeu em seu escritório de Nova York. Ao ouvir o pedido do sacerdote italiano, sacudiu a cabeça: "Não é possível fazer com que as máquinas executem o que o senhor está me pedindo. O senhor pretende ser mais norte-americano do que nós".

O padre Busa, então, tirou do bolso um cartãozinho encontrado em uma escrivaninha, que trazia o lema da multinacional cunhado pelo boss – Think (pense) – e a frase "O difícil, nós fazemos logo. O impossível requer um pouco mais de tempo". Devolveu-o a Watson com um movimento de desilusão. O presidente da IBM, tocado em seu ponto fraco, rebateu: "Está bem, padre. Tentaremos. Mas com uma condição: prometa-me que o senhor não irá mudar a IBM, acrônimo de International Business Machines, para International Busa Machines".

É desse desafio entre dois gênios que nasceu o hipertexto, aquele conjunto estruturado de informações unidas entre si por ligações dinâmicas consultáveis no computador com um toque do mouse.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...