quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Humor após a visita de Bento XVI a Espanha

Em Espanha, após a visita papal, o programa de um tal Buenafuente (no vídeo, é o do meio) gozou com Bento XVI e a Igreja católica. Há piadas que seriam de mau gosto em qualquer parte do mundo, apesar da relatividade do humor. As da pedofilia.

Mas houve uma piada no tal programa, o laSexta, a que achei especial graça: “O Papa foi como Ibrahimovic: chegou com muita agitação, no final regressou a Itália e em Barcelona há muito que não víamos alguém a mexer-se com tanta lentidão”. É mais uma crítica ao actual jogador do Milan, na sua passagem pela Catalunha, do que ao Papa.

E há o vídeo. O Periodista Digital (aqui) diz que “ridiculariza o Papa Bento XVI, Jesus Cristo, a Igreja católica, os religiosos e o sacramento da Eucaristia”. Pode ser. Mas também da religião se pode rir. E neste vídeo em concreto, vejo críticas pertinentes a alguns homens e igreja e também à sociedade que põe grandes esperanças num homem de barbas.

E numa coisa têm absoluta razão. Dizem na primeira frase: "A gente não conhece suficientemente a Igreja católica".

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...