quarta-feira, 24 de novembro de 2010

24 de Novembro de 1632. Nasce Baruc Espinosa

Estátua de Espinosa em Haia

Baruc Espinosa, ou Bento (de) Espinosa, nasceu no dia 24 de Novembro de 1632, em Amsterdão, e morreu no dia 21 de Fevereiro de 1677, em Haia (Holanda). Era descendente de judeus portugueses, fugidos da Inquisição.

Fala-se muito do racionalismo deste filósofo mas não tanto do criticismo bíblico moderno, de que é fundador. Profundo estudioso da Bíblia e do Talmude, defendeu a aplicação dos métodos filológicos aos livros sagrados – como aos outros – e questionou que Moisés fosse o autor do Pentateuco, como então se cria.

A sua principal obra, “Tratado Teológico-Filosófico”, publicada sob anonimato em 1670, foi acolhida com enorme críticas. “Não me lembro escrevia em 1671 o pastor Philip van Limborch de alguma vez ter lido livro mais pestilencial. O autor põe a ridículo os Profetas e os Apóstolos; para ele, nunca aconteceram milagres e é impossível que venham a acontecer; existe um destino, ao qual o próprio Deus está ligado; além disso, Deus é por ele descrito de tal momo que parece completamente suprimido”.

Um outro ministro protestante holandês escreveu um epitáfio versificado, numa antologia de 1729, que começava assim: “Aqui jaz Espinosa; cuspi sobre o seu túmulo”.

Hoje, Espinosa tem uma estátua em Haia.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...