domingo, 31 de outubro de 2010

Colapso dos seminários


Tom McMahon, um ex-padre, casado, residente em San Jose (EUA), escreve sobre o colapso dos seminários.

Estruturas criadas pelo Concílio de Trento (séc. XVI), os seminários estão no centro da instituição Igreja. “A palavra seminário significa «sementeira», um lugar onde a política da corporação é plantada profundamente. Alguém é ordenado quando é claramente um homem da corporação. Aqueles que pensam independentemente não vão passar na revista”, escreve.

A crise eclesial de que a pedofilia é um sinal, mesmo que seja só um sinal sobrevalorizado, põe em causa o sistema formativo, como já tem sido aflorado neste blogue.

Entre memórias pessoas e prometendo continuar a reflexão, Tom McMahon sintetiza: "Nós éramos crianças de pais comuns, simples, religiosos; o sistema de seminários absorveu bons rapazes que queriam servir a Deus e às pessoas; a experiência do seminário ofereceu uma mensagem ambígua, uma imagem distorcida da Criação e da futura possibilidade de trabalhar com pessoas boas”. “Como homens bons se tornam maus?”

A reflexão há-de continuar no sítio Catholica (em inglês). Primeiro texto aqui, em português.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...