quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Weisel em Buchenwald

Ontem citei uma frase de Élie Weisel para começar o dia. Não imaginava que, começando a ler “10 ateus que mudaram de autobus”, iria encontrar referências ao judeu de origem romena que vive nos EUA. Diz na página 14 que “tinha 12 anos quando, uma noite, chegou num vagão de gado ao campo de extermínio de Auschwtitz”.
Élie Weisel, li no mesmo livro, foi o primeiro a usar o termo “Holocausto” para nomear o inominável da exterminação nazi. Mais umas investigações, agora on-line, e dei com uma fotografia de Élie Weisel aos 16 anos, no dia 16 de Abril de 1945, em Buchenwald. Uma imagem muito conhecida. Já todos a devemos ter visto dezenas, centenas de vezes. Weisel está na segunda fila a contar de baixo. É o sétimo a contar da esquerda, aquele que está junto ao pilar.

3 comentários:

André Tadeu de Oliveira disse...

Caro Jorge Pires.

Parabéns pelo Tribo de Jacob. É um dos melhores blog´s religiosos em língua portuguesa.

Sou brasileiro, de origem lusa, e protestante. Tenho um humilde blog onde indico vosso blog. Se for possível, dê uma passadinha por lá. Se puder me seguir, melhor ainda. Forte Abraço

André Tadeu de Oliveira
São Paulo-SP-Brasil

http://wwwcristianismolibertas.blogspot.com/

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Já passei pelo seu blogue e vi textos que quero ler com mais tempo. Vou referir o seu blogue na página principal do meu.

André Tadeu de Oliveira disse...

Obrigado pela honra, caro Jorge. Se desejar me seguir, ficarei mais feliz ainda.

Saudações aqui do Brasil

André

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...