quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Números e tendências católicas nos EUA e na Itália

Quatro estudos sobre a Igreja católica e os católicos. A revista “Il Regno”, dos dehonianos, diz que os católicos podem vir a ser uma minoria na Itália, “de católica a genericamente cristã”. Isso nota-se com a ténue identificação dos nascidos após 1981 com a Igreja católica.

Um outro estudo, nos EUA, da Associated Press-Univision, diz que os latinos mais jovens dos Estados Unidos, e aqueles que falam mais inglês do que espanhol, são menos propensos a se identificar com a Igreja Católica, enquanto os dados do Pew Forum diz que em 2030 os brancos não serão uma maioria estatística da população católica dos EUA.

Por fim, a Thomson Reuters, “uma fonte de dados empresariais e profissionais laica e com fins lucrativos, revela que os sistemas de saúde católicos são os melhores nos EUA.

Tudo isto numa análise de John L. Allen Jr., publicada no “National Catholic Reporter” de 13-08-2010 e aqui traduzida em português.

Sem comentários:

Há um sínodo?

O sínodo que está a decorrer em Roma é de uma probreza que nem franciscana é. Ou há lá coisas muito interessantes que não saem para fora ou ...