segunda-feira, 30 de agosto de 2010

30 de Agosto de 529. Morre o rei Teodorico, que gostava de filósofos, embora também os matasse

Mausoléu de Teodorico, em Ravena (Itália)

Teodorico, o Grande, rei dos ostrogodos (desde 474), rei de Itália (desde 493), regente dos visigodos (desde 511), morreu no dia 30 de Agosto de 526. Está sepultado em Ravena.

Tinha origens na Panónia (Hungria), mas era admirador da cultura romana, pelo que escolheu um filósofo para magister officiorum, uma espécie de chefe de governo e dos serviços da corte: Boécio.

Mais tarde, Boécio perde a confiança do rei e é substituído por Cassiodoro, que constituiu uma das maiores bibliotecas do início da Idade Média (ou seja, com umas centenas de volumes) e deixou regras que viriam a ser seguidas pelos beneditinos, nomeadamente no que diz respeito à criação de um scriptorium como espaço constitutivo de cada abadia e mosteiro. Pode muito bem ter sido uma das decisões culturais mais importantes da história.

Espero voltar a este assunto, não a Teodorico, que mandou matar o provavelmente inocente Boécio, mas a Cassiodoro, um apaixonado por livros.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...