domingo, 13 de junho de 2010

13 de Junho de 1888. Nasce Fernando Pessoa

Fernando Pessoa nasceu no dia de Santo António, 13 de Junho. Por isso, puseram-lhe o nome António. Fernando António Nogueira Pessoa. Tal como António, que morreu no dia 13 de Junho de 1231, tinha, originalmente, o nome Fernando. Fernando de Bulhões.

Santo António é o santo português mais popular do mundo. Há quem diga que é mesmo o santo mais popular do mundo, em absoluto, ainda mais do que Francisco de Assis, que António conheceu. Sabia a Bíblia toda de cor – o que lhe valeu do Papa Gregório IX o título de “Arca da Aliança” (Antigo Testamento / Novo Testamento é o mesmo que Antiga Aliança / Nova Aliança). E é dos poucos santos representados com o Menino Jesus ao colo.

Fernando António Pessoa é mundialmente famoso, mas pela via da literatura. Não tem o menino ao colo, mas o seu heterónimo Alberto Caeiro escreveu o “Poema do Menino Jesus”, um poema pouco católico (Tudo no céu é estúpido como a Igreja Católica), iconoclasta (A Virgem Maria leva as tardes da eternidade a fazer meia. / E o Espírito Santo coça-se com o bico), com ternura e teologia (Ele mora comigo na minha casa a meio do outeiro. / Ele é a Eterna Criança, o deus que faltava. / Ele é o humano que é natural. / Ele é o divino que sorri e que brinca.), com versos que hoje não poderiam ser escritos (Depois ele adormece e eu deito-o. / Levo-o ao colo para dentro de casa / E deito-o, despindo-o lentamente / E como seguindo um ritual muito limpo / E todo materno até ele estar nu.).

O poema pode ser lido, na íntegra, aqui.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...