Pio IX em 1863
Pio IX (Giovanni Maria Mastai-Ferretti) nasceu no dia 13 de Maio de 1792, em Senigallia, e morreu no dia 7 de Fevereiro de 1878, em Roma. Foi Papa de 16 de Junho a 1846 até ao dia da sua morte. O seu pontificado foi o mais longo da história, exceptuando o de Pedro.
Giovanni Maria Mastai-Ferretti foi eleito como liberal, mas ficou conhecido pelas suas proibições, sendo célebre o “Syllabus” (isto é, a lista) final da encíclica “Quanta Cura”, de 1864, em que condena 80 “erros do nosso tempo”.
O último desses erros é que “o Pontífice Romano pode e deve reconciliar-se e transigir com o progresso, com o liberalismo e com a civilização moderna”.
Pio IX foi o Papa do I Concílio do Vaticano (1869-1870), o concílio da infalibilidade papal ("Pastor aeternus") que não chegou propriamente ao fim.
Porque Pio IX (Pio Nono) ficou de facto conotado com uma série de condenações, era conhecido em Itália como Pio No No. A sua beatificação, em 3 de Setembro de 2000, foi vista como uma concessão aos tradicionalistas. O pontificado seguinte, de Leão XIII, seria claramente de desanuviamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário