quarta-feira, 7 de abril de 2010

Livro: História breve da Igreja Católica

A Igreja no Tempo. História Breve da Igreja Católica
Manuel Clemente
Editora: Grifo
158 páginas

D. Manuel Clemente, actual bispo do Porto, escreveu a maior parte deste livro em 1978 para o Secretariado Diocesano do Ensino Religioso e o Centro de Estudos Pastorais do Patriarcado de Lisboa. Em 2000, a editora Grifo republicou-o, com algumas alterações e inclusões. Agora surge a terceira edição, com mais um capítulo, “A aplicação do Concílio”, que aborda os pontificados de Paulo VI e João Paulo II. O último parágrafo lembra a determinação de Bento XVI, no dia seguinte à sua eleição, de continuar a aplicar o Concílio.

Meter dois milénios de história cristã em centena e meia de páginas só está à altura de historiadores competentes e divulgadores exímios, como é o Bispo do Porto. Neste “rapidíssimo apanhado”, “esboço muito lacunar e algo subjectivo”, segundo expressões do autor, cabem os seguintes assuntos: “Uma fé para o mundo” (expansão do cristianismo no Império Romano); “Uma fé testemunhada” (tempo dos mártires); “A Igreja no Império”; “Uma comunidade de fé” (Padres da Igreja); “A nova Europa”; “A Alta Idade Média”; “O Cisma do Oriente”; “Raízes da Cristandade medieval”; “A Cristandade Medieval”; “Os Santos da Cristandade”; “A ruptura protestante”; “A reforma católica”; “As Igrejas nacionais”; “A Inquisição”; “Missões”; “A Igreja e a Revolução Francesa”; “Liberais e restauracionistas”; “O movimento social cristão”; “Rumo ao Concílio”; “A mensagem do Vaticano II”; A aplicação do Concílio”.

Cada capítulo de quatro ou cinco páginas lê-se como uma unidade de sentido completa, o que é uma vantagem para quem quiser ser introduzido em somente um ou outro período. Para começar a conhecer a História da Igreja, de autor português, não há melhor.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...