quinta-feira, 8 de abril de 2010

8 de Abril de 1455. É eleito o Papa Calisto III

Nascido Afonso de Bórgia (1378-1458), Calisto III foi Papa de 8 de Abril de 1455 a 6 de Agosto de 1458. No seu pontificado de três anos, este Papa espanhol, da família dos Bórgia, tio do futuro Papa Alexandre VI, ordenou um novo julgamento de Joana d’Arc, que a reabilitou, promulgou a bula “Inter Caetera”, que permitia a Portugal fazer escravos entre os infiéis, e transferiu em 1456 a Festa da Transfiguração para 6 de Agosto, como forma de comemorar a vitória dos cristãos sobre os otomanos no cerco que estes fizeram a Belgrado. Curiosamente, o Papa viria a morrer num 6 de Agosto.

A bula que permitiu escravizar infiéis foi catastrófica, como se sabe. Para mais, contradizia uma outra de Eugénio IV, a “Sicut Dudum”, de 1435, que, a propósito das tentativas de escravizar os habitantes das Canárias, afirmava que também os infiéis, criados por Deus, possuíam alma racional, pelo que não deviam ser privados de liberdade.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...