quinta-feira, 25 de março de 2010

Tratado de Roma, que criou a CEE, foi assinado há 53 anos

Não sei que ordem de ideias presidiu à marcação da assinatura do Tratado de Roma para um 25 (de Março de 1957). É o dia da Anunciação. Nove meses antes do Natal.

O Tratado de Roma, assinado pela Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo entraria em vigor passados nove meses, no dia 1 de Janeiro de 1958.

Não sei quem teve a ideia de tal dia, mas é sabido que Konrad Adenauer, Robert Schumann, Jean Monnet e Álcide de Gasperi, os primeiros e principais artífices da Europa unida, a que depois de juntaram socialistas e liberais, eram católicos convictos, aceitavam a visão social da Igreja. Houve quem criticasse a ideia dos pais fundadores dizendo: "A Europa Vaticana!" De alguns sabe-se que rezavam diariamente e têm o processo canonização aberto.

Não sei qual a justificação para esse dia. Mas tenho a certeza de que nesse 25 de Março passou-lhes pela ideia que se anunciava uma nova vida para a Europa.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...