quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A santa que chegou a estar excomungada

No P2 (do "Público") de ontem (23-02-2010) veio um artigo assinado por João Manuel Rocha sobre a primeira santa australiana. Mary Mackillop (15 de Janeiro de 1842 – 8 Agosto de 1909) vai ser canonizada no dia 17 de Outubro como Santa Maria da Cruz.

De pais escoceses, Mary Mackillop tornou-se freira e fundou com o padre Julian Tenisson Woods a Congregação das Irmãs de São José do Sagrado Coração. Rapidamente a congregação dedicada a crianças necessitadas, ex-reclusas, idosos, sem-abrigo, aborígenes, novos imigrantes e prostitutas se progagou pela Austrália e Nova Zelândia.

Mas o que é excepcional nesta canonização é que a feira chegou a estar excomungada devido a “desentendimentos sobre matérias educativas. O bispo de Adelaide entendeu-os como desobediência. D. Laurence Sheil excomungou-a em 1871, em Setembro. Passados cinco meses, revogou a excomunhão. (E passados nove dias da revogação, morreu). A seguir, a Ir. Mary Mackillop viajou para a Europa a fim de obter a aprovação papal. Obteve-a de Pio IX e a depois de Leão XIII. Pelo meio houve desentendimentos com o novo bispo de Adelaide, D. Christopher Reynolds.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...