quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

24 de Fevereiro de 1463. Nasce o homem que sabia tudo

Giovanni Pico nasceu em Mirandola, no dia 24 de Fevereiro de 1463 e morreu em Florença, no dia 17 de Novembro de 1494. Humanista, homem típico do Renascimento, diz-se que foi dos últimos a dominar todas as áreas do conhecimento (também há quem atribua este título a Leibniz). Há em português um livro de Catherine David, sobre Pico della Mirandola e a sua época, que se intitula presicamente “O homem que sabia tudo”.

Com apenas 23 anos de vida (viveria até aos 31), publicou as suas 900 teses, intituladas “Conclusiones philosophicae, cabalisticae et theologicae” ("Conclusões de filosofia, cabalística e teologia"). A mistura de neoplatoniamo, hermetismo, cabalismo e cristianismo (além de lógica, matemática e física) é condenada em parte pela Igreja Católica. 13 teses são consideradas heréticas. Estava-se em 1486, ano em que publica também o “Discurso sobre a Dignidade do Homem” (“De hominis dignitate oratio”), que, aliás, é considerado introdução às 900 teses.

No final da vida repudiou parte do que escreveu e reaproximou-se do cristianismo.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...