sábado, 20 de fevereiro de 2010

20 de Fevereiro de 1888. Nasce Georges Bernanos

Georges Bernanos, autor de “Diário de um pároco de aldeia”, “Sob o sol de Satã” e “A relapsa e a santa”, entre outras obras enformadas pelo catolicismo, nasceu no dia 20 de Fevereiro de 1888, em Paris, e morreu no dia 5 de Julho de 1948, em Neuilly-sur-Seine. Entre 1938 e 1945 viveu no Brasil. Após a II Guerra Mundial, foi convidado por de Gaulle para fazer parte do governo, mas declinou o convite.

Simpatizante da Action Française, Bernanos anteviu as “monstruosidades nojentas” (expressão dele) que foram o nazismo e o fascismo (embora inicialmente simpatizasse com Franco, afastou-se e criticou o ditador espanhol nas suas obras).

Como escritor (não se considerava escritor por ter publicado somente aos 40 anos), é apreciado pela profundidade das análises psicológicas. Os seus escritos revelam oposição à sociedade técnica e ao individualismo.

Dele disse a revista “Time” (14/10/1946): “Georges Bernanos é o mais distinto autor católico francês e o mais contundente crítico da sua própria Igreja”.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...