Pio XI (1857-1939) foi Papa de 6 de Fevereiro de 1922 a 10 de Fevereiro de 1939. Tinha como lema “Raptim Transit” (“Tudo passa muito rápido”), que recorda a efemeridade das coisas.
Pio XI criou a festa de Cristo-Rei em 1925, fez assinar com Mussolini o Tratado de Latrão (a Itália reconhecia a soberania do Papa sobre o Vaticano e o Papa renunciava aos Estados Pontifícios), inaugurou a Rádio Vaticano (12 de Fevereiro de 1931), publicou a encíclica social “Quadragesimo anno” em 1931, condenou o nazismo (encíclica “Mit brennender Sorge”) e o comunismo ("Divini Redemptoris") em 1937.
Na “Quadragesimo anno”, Pio XI afirma o princípio de liberdade e de participação que é a subsidiariedade:
“Permanece imutável aquele solene princípio da filosofia social: assim como é injusto subtrair aos indivíduos o que eles podem efectuar com a própria iniciativa e indústria, para o confiar à colectividade, do mesmo modo passar para uma sociedade maior e mais elevada o que sociedades menores e inferiores podiam conseguir é uma injustiça, um grave dano e perturbação da boa ordem social. O fim natural da sociedade e da sua acção é coadjuvar os seus membros, não destruí-los nem absorvê-los”.
Este princípio é assumido no artigo 5. do Tratado que institui a Comunidade Europeia (aqui).
Sem comentários:
Enviar um comentário