sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Podemos fumar enquanto rezamos?


Guy Consolmagno conta a seguinte anedota na página 66 de “A mecânica de Deus. Como os cientistas e engenheiros entendem a religião” (Publicações Europa-América):
Um Jesuíta e um Franciscano estão a caminhar num jardim, silenciosamente ocupados nas suas orações, quando o Jesuíta puxa de um grande charuto e o acende. O Franciscano sussurra: «O meu orientador espiritual diz que não devemos fumar enquanto oramos». O Jesuíta responde: «O meu disse que não faz mal, desde que eu reze enquanto fumo».
Mas Dietrich Schwanitz já tinha contado uma semelhante na página 440 de “Cultura. Tudo o que é preciso saber” (Dom Quixote):
Num colégio conventual, um delegado da turma pergunta ao padre Anselmo: «Podemos fumar enquanto rezamos?» «Que ideia é a tua?», pergunta o padre com indignação. «Tens de perguntar doutra maneira», diz um colega ao delegado de turma, que vai ter com o padre Anselmo e inquire: «Podemos rezar enquanto fumamos?» «Pois claro!», responde este com um sorriso que vai de uma orelha à outra.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...