sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Os padres conciliares vão ao baile

Diário do Concílio de Trento, mantido por Angelo Masselli, de Fevereiro de 1545 a Setembro de 1551 (nos Arquivos Secretos do Vaticano)

Excerto do diário de Masselli relativo ao dia 3 de Março der 1546:

“O Cardeal de Trento, Cristóvão Madruzzo, organizou no seu palácio grandes festas por ocasião do casamento de um nobre que aí foi celebrado. Depois do banquete, entre outras coisas, houve um baile com a presença de muitas damas nobres. Como é uso no país convidar a dançar todos os participantes no banquete, e o Cardeal havia recebido à sua mesa os bispos de Feltre, de Agde, de Clermont, etc., assim como o auditor da Rota, Pighini, e o procurador-fiscal do Concílio, todos tiveram de participar nas danças. Foi deste modo que o Cardeal os quis honrar. À noite, convidou para jantar o arcebispo de Palermo e outros bispos e pediu-lhes que desses início ao baile, ele próprio à cabeça. Tudo se passou, aliás, dentro da maior modéstia, honestidade e caridade cristãs, como convinha (…)”.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...