domingo, 20 de dezembro de 2009

Desinteresse pela religião associado à violência urbana

A França está por estes dias alerta para uma possível onda de violência nos subúrbios - como a de 2005. A crise e o debate sobre a identidade nacional são apontados como factores que criam instabilidade. Há no país, segundo o Observatoire National de Zones Urbaine Sensibles, 824 povoações e pequenas cidades que só vivem graças a fortes subvenções sociais.

Carros queimados é quase todos os dias. Quando, há semanas, a Argélia se apurou para o mundial, arderam mais umas dezenas. O apuramento foi vivido pelos magrebinos como uma festa nacional dentro de outra nação e mais mostrou a divisão que há na sociedade francesa.

Entre as causas para uma nova revolta está também esta: “Desinteresse pela religião. As hierarquias religiosas cristã, judaica e muçulmana tentam o diálogo entre si. Contudo, a juventude dos guetos tem nulo interesse pelas religiões e crenças”. Li no ABC (Espanha).

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...