terça-feira, 10 de novembro de 2009

Americano devolve Bíblia dos judeus de Viena

Vai ser devolvida à Comunidade Judaica de Viena a Bíblia de 1516 confiscada durante a Noite de Cristal (“Kristallnacht”). A Bíblia foi impressa em Veneza por Daniel Bomberg (que morreu em 1549), um impressor cristão de Antuérpia.

Confiscada durante os actos de violência ocorridos no dia 9 de Novembro de 1938 contras as comunidades judaicas da Alemanha e da Áustria (Noite de Cristal), seguiu para Biblioteca IKG de Berlim. Em 1943 a Biblioteca foi desmembrada e transferida para territórios que hoje são da Polónia e da República Checa. Em Junho de 2009, a Bíblia surgiu no leilão da casa nova-iorquina Kestenbaum & Company. As autoridades informaram o proprietário do livro acerca da sua história e este acedeu a devolver a Bíblia aos legítimos proprietários.

Esta Bíblia judaica (corresponde ao AT cristão) está escrita em hebraico, naturalmente, mas contém sumários em aramaico e comentários de três rabinos medievais, dois franceses e um espanhol.

Bomberg imprimiu cerca de 230 livros hebreus, incluindo o primeiro Talmude, que em alguns aspectos editoriais ficaria como modelo. Os seus principais clientes eram os judeus italianos, espanhóis e portugueses.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...