domingo, 4 de outubro de 2009

Sant’Egídio continua em Moçambique

Sobre a paz em Moçambique e a Comunidade que conduziu as negociações (aqui):

No dia 4 de Outubro de 1992, após 27 meses de intensos colóquios junto da Comunidade de Sant’Egídio em Roma, era assinado o acordo de paz que punha cobro a uma longa e sangrenta guerra civil em Moçambique. O acordo, o único assinado em Itália na época contemporânea, funcionou. O caso de Moçambique é um dos poucos exemplos felizes de uma negociação que tenha gerado uma paz duradoira em África. Há 16 anos que Moçambique vive em paz, sólida e estavelmente.

Sant’Egídio está hoje presente em 120 localidades do País, com comunidades empenhadas na proclamação do Evangelho a todos e em actividades de apoio aos mais fracos. As Comunidades de Sant’Egidio em Moçambique sentem a responsabilidade de continuar a construção da paz através da educação das crianças nas Escolas da Paz, na amizade com os prisioneiros, com os idosos, na ajuda ao programa DREAM para a luta contra a SIDA.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...