terça-feira, 13 de outubro de 2009

O que a civilização ocidental deve à Igreja católica

“Quando se trata de ridicularizar ou de parodiar a Igreja católica, poucas coisas são consideradas excessivas pelos meios de comunicação e pela cultura popular americana”, escreve Thomas E. Woods Jr. a abrir “O que a Civilização Ocidental Deve à Igreja Católica” (edição da Aletheia). Quem diz cultura americana, diz europeia.

Porém, quem conhece um pouco da história bimilenar da Igreja sabe que o seu contributo para o mundo é enorme. Incomensurável. Aliás, é difícil conhecer verdadeiramente a História da Igreja sem se deixar envolver pela continuidade da mensagem cristã. Sem a admirar. Tal como, admito, é difícil conhecer verdadeiramente a História da Igreja a partir do exterior. Aplica-se aquela velha história de que os vitrais só se vêem bem a partir de dentro.

Mas este não é um livro de história. É um livro de apontamentos sobre os contributos do catolicismo para a continuidade da civilização entre Império Romano e Idade Média para o aparecimento das universidades, estilos de arquitectura, ciência moderna, direito internacional, e ciência económica, moral ocidental…

Para quem gosta da Igreja. Para crentes que querem ter mais razões. Para descrentes sem preconceitos. Para quem não acredita mas quer ver se. Para quem gosta de história. Para professores que de vez em quando são interpelados. Para quem está farto de ouvir falar do caso Galileu, da "ignorância, repressão e estagnação da Igreja". Para quem suspeita que não tenha sido bem assim. Para uma saudável apologética. Para compreender muitas das aquisições com que lidamos todos os dias. Na origem delas, pode bem estar um monge da Idade Média.


Thomas E. Woods Jr.
O que a Civilização Ocidental Deve à Igreja Católica
Aletheia, 274 páginas

Sem comentários:

Há um sínodo?

O sínodo que está a decorrer em Roma é de uma probreza que nem franciscana é. Ou há lá coisas muito interessantes que não saem para fora ou ...