quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lutero não quer sucumbir à tristeza

Referi no dia 18 deste mês o "doutoramento de Teologia" de Lutero, em 1512. No dia 21 de Outubro, há 497 anos, foi recebido pelo senado da Universidade de Vitemberga como "doutor em Bíblia". Nessa altura ainda era católico romano. O monge Lutero. Mais tarde, acho que só deixou de ser romano.

Recordo um poema/oração de Lutero:

Ó Deus, eu sei que Tu és sincero
e que nunca mentes.
Faz que me mantenha firme na fé
e que não sucumba diante das dúvidas.
Não porque a minha oração seja boa,
mas porque Tu és a verdade...
Custa-me aceitar a tua vontade.
Dá-me força para ser obediente
e não sucumbir à tristeza.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...