sábado, 24 de outubro de 2009

Bíblia e Saramago na imprensa deste sábado

Uma polémica à volta de Bíblia tem pelo menos a vantagem de colocar a Bíblia no centro. A imprensa deste sábado está cheia de artigos sobre Saramago e o que disse da Bíblia.

Aponto o que saiu em três jornais de referência (receando não ser exaustivo).

No DN, além do artigo de Anselmo Borges, já referido, Pedro Correia, no texto “Escrever direito por linhas tortas”, citando mal as passagens bíblicas, mostra como a nossa linguagem está cheia de expressões bíblicas, desde “meter a foice em seara alheia” (diz que está em Dt 23-26, mas deve ser Dt 23,26) a “Deus escreve direito por linhas tortas” (Gn 50,14, diz, mas não corresponde). Está no DN/gente em papel (se está on-line, não consigo encontrar).

Também no DN, Eurico de Barros desabafa que é difícil ser ateu em Portugal. Queixa-se das “investidas do Portugal pimbo-político-religioso, cujas pulsões talibanescas da vertente cristã se manifestam tanto no grunho apoplético que telefona em directo para uma televisão a dizer que Saramago vai «arder no Inferno», como no eurodeputado beatão e intolerante que quer que o escritor fique apátrida porque não partilha as suas convicções religiosas”.

No Expresso, há o debate entre Tolentino e Saramago (com este a invocar as fogueiras da Inquisição e Tolentino a dizer: “Não vamos falar das fogueiras, porque infelizmente o fuma das fogueiras enche a história de todos os tempos. Estamos aqui, dois homens, a falar no século XXI. Aqueles que pensam que são isentos do mal é que me metem medo!”). Devem ter dito mais do que as três colunas que o jornal publica no caderno principal. Infelizmente, os textos grandes assustam no jornalismo português. Falaram duas horas. Há um vídeo de 12 minutos no sítio do Expresso (aqui).

No Expresso, há também as crónicas de Miguel Sousa Tavares e de Daniel Oliveira. Mas ainda não as li.

No Público, há excertos bíblicos sobre crueldade e beleza (aqui).

Um texto de Tolentino Mendonça sobre “Bíblia, violência e alteridade” (aqui).

E outro de António Marujo sobre a relação dos artistas com o texto bíblico, que "chega a ser atormentada". “Breve viagem por incursões recentes de poetas e pintores no texto bíblico” (aqui).

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...