quinta-feira, 15 de outubro de 2009

15 de Outubro de 1389. Urbano VI cai da mula e morre

Urbano VI (nascido Bartolomeu Prignano, por volta de 1318) foi Papa de 8 de Abril de 1378 até 15 de Outubro de 1389. Caiu da sua mula, quando participava numa procissão, e morreu. Este é o pormenor da história deste Papa.

O aspecto mais importante é que a eleição de Urbano VI (que era arcebispo mas não cardeal – foi o último não cardeal a ser eleito) pretendeu manter o papado em Roma. Os papas fixaram-se em Avinhão, entre 1309 e 1377, e só com Gregório XI (papa de 1370 a 1378) e a influência de Catarina de Sena é que o papado regressou a Roma. Elegendo um italiano, por pressão do povo de Roma, esperava-se que papas se mantivessem em Roma.

Acontece que os franceses não gostaram da eleição e decisão de Urbano VI e, passados quatro meses, elegeram Roberto de Genebra, que tomou o nome de Clemente VII (antipapa; no séc. XVI haveria outro o mesmo nome e que foi mecenas de Rafael e Miguel Ângelo e ) e era mais simpático (mas isso é irrelevante para o caso). Urbano VI excomungou-o e foi excomungado por Clemente VII e começou assim o Cisma do Ocidente.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...