quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Há dez ou nove encíclicas sociais?

No sítio de Conferência Episcopal dos EUA (USCCB), surge este esquema com as dez encíclicas sociais dos Papas (aqui). Dez? Mas não eram oito, nove com a de Bento XVI?

Antes da “Caridade na Verdade” falava-se, no lado de cá do Atlântico, de oito encíclicas sociais. Acontece que os norte-americanos dizem que a “Evangelium Vitae” (“O Evangelho da Vida”, sobre a inviolabilidade da vida humana) é social. Não é.

A Doutrina Social da Igreja tem a ver com Moral Social. A “Evangelium Vitae” fala de questões da Moral Pessoal, Sexual e Familiar como sejam o aborto, a eutanásia, o homicídio, a pena de morte, o suicídio. Tudo questões que cabem sob o mandamento “Não matarás”. A doutrina social tem mais a ver com o “Não roubarás”.

Na “Evangelium Vitae” afirma-se: “A política familiar deve constituir o ponto fulcral e o motor de todas as políticas sociais” (n.º 90), mas de resto o documento não fala principalmente de economia ou de política. Será que a questão do aborto e o seu relevo na sociedade norte-americana fez puxar a “Evangelium Vitae” para o campo social?

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...