sexta-feira, 28 de agosto de 2009

28 de Agosto de 430. Morre Agostinho de Hipona

Pormenor de um fresco de Botticelli sobre S.to Agostinho


Aurélio Agostinho nasceu no dia 13 de Novembro de 354, em Tagaste (actual Argélia) e morreu no dia 28 de Agosto de 430, em Hipona (também na Argélia). Às portas da morte, os vândalos cercavam a cidade e Agostinho terá dito: Quando o Senhor chegar não nos vai perguntar se vencemos. Perguntar-nos-á se não desistimos.

Os Vândalos acabam por destruir Hipona, mas não a catedral nem a biblioteca de Agostinho, apesar de não existir nenhum original das suas cerca de cem obras.

Agostinho é a pessoa da Antiguidade de quem mais se conhece, mas nunca disse como se chamava a mulher de Cartago que lhe deu o filho, Adeodato.

A obra “Confissões” é uma autobiografia espiritual como nenhuma outra seria escrita durante mais de um milénio. A “Trindade” está sem dúvida no top 10 das obras de teologia mais importantes e influentes do Ocidente, tal como a “Cidade de Deus”.

É de Santo Agostinho aquela frase (não em inglês, claro) tantas vezes citada (surge todas as semanas na última página da “Notícias Sábado”, ligeiramente alterada, e entrou numa canção pela voz Robbie Williams): “Oh God, make me pure, but not yet”. Diz ele nas “Confissões” que era assim que pensava quando era jovem.

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...