terça-feira, 19 de maio de 2009

Cruz Peitoral


Na montanha de Viñh Phú, num dia de chuva, tive de cortar lenha. Perguntei ao guarda:

- Posso perdir-lhe um favor?

- O que é? Eu ajudá-lo-ei.

- Queria cortar um pedaço de madeira em forma de cruz.

- Você não sabe que é severamente proibido ter qualquer símbolo religioso?

- Eu sei. Mas somos amigos, e prometo escondê-la.

- Seria extremamente perigoso para nós os dois.

- Feche os olhos, farei agora e serei muito cauteloso. Vá andando e deixe-me só.

Talhei a cruz e conservei-a escondida num pedaço de sabão até à minha libertação. Com uma moldura de metal, esse pedaço de madeira tornou-se a minha cruz peitoral.

Francisco Van Thuan in “Cinco pães e dois peixes”, Ed. Paulinas, pág. 55-56

Sem comentários:

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...