terça-feira, 8 de outubro de 2013

Hoje, em Aveiro: “Mal” é tema de conversa entre Valter Hugo Mãe e padre Anselmo Borges


“Mal” é tema de conversa entre Valter Hugo Mãe e padre Anselmo Borges

É uma frase que vamos repetindo, “Havíamos de falar disso...” e fica sempre para outro dia, porque temos mais que fazer, porque agora não, e os dias correm, e adiam-se as perguntas e as conversas. Desta vez não há desculpas. O Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (Laboratório Associado da Universidade de Aveiro) e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro vão receber alguns dos mais notáveis cientistas, artistas e pensadores portugueses para conversas mensais sobre diferentes áreas do saber.

O primeiro desses encontros é já dia 8 de outubro, às 18h15, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. O escritor Valter Hugo Mãe e o padre Anselmo Borges vão discutir o “Mal”, numa conversa moderada por Nuno Camarneiro, e aberta à participação do público.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bela união de facto.

Não se estragam duas famílias.

Rui Jardim

Jorge Pires Ferreira disse...

Caro Rui, eu estive lá (infelizmente, não sei quando vou escrever umas linhas sobre o debate). E só posso dizer que Hugo Mãe foi uma desilusão com as suas tiradas filosóficas ingénuas (ou mesmo que falsamente ingénuas), enquanto Anselmo Borges foi coerente e sólido, deixando uma muito boa imagem de um cristianismo que pensa, compreende, não se impõe, mas é crítico. Esforçou-se por afirmar pontos de vista que não precisam de argumentação religiosa para serem válidos (perante uma assembleia e um escritos que parecia ter muitas pedra no sapato contra Deus), mas deixou uma imagem de Deus e da Igreja muito positiva. Evangélica, mesmo.

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...