terça-feira, 5 de março de 2013

O que é a não pressa dos cardeais?


A decisão do início do próximo conclave é “um procedimento que quer ser aprofundado e não apressado”, disse o porta-voz da Santa Sé. Li aqui. E ouvi de uma fonte bem informada, para a qual não tenho links, que, para além de ainda faltarem cinco cardeais eleitores, como é por de mais sabido, o que acontece é que os cardeais americanos querem tudo em pratos limpos, nomeadamente saber o que está no relatório que três cardeais fizeram a pretexto do Vatileaks e entregaram ao Papa.

“Aprofundado e não apressado”. Traduzo: Isto está lindo. Há uma barafunda nos cardeais e não sabemos como vamos sair daqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre se saiu...com juras de "amor fraterno" ,"muita solicitude pastoral",e "as nossas orações".Enquanto os homens de Deus usarem rendas e vermelhos...sairemos sempre de tudo mas teremos cada vez mais dificuldade em encontrar pastores se é que ainda interessa á Igreja ter um Pastor ... tv um amante de "panos" com sorriso eclesiastico e verbo fácil seja preferível...como há muitos com esse perfil torna-se dificil a escolha.

Anónimo disse...

Concordo que os cardeais demorem o tempo que acharem necessário e aproveitem as congregações gerais quer para conhecerem a situação da igreja a nível global, quer para darem a conhecer aos outros a sua própria experiência, dificuldades e potencialidades, criando laços de verdadeira colegialidade e partilha. Isto só poderá ser benéfico para o futuro Papa que está entre eles, inconsciente do peso (mais ou menos) do que lhe está para acontecer...

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...