quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A igreja mãe de todas as imagens está prestes a tornar-se uma mesquita




A Hagia Sophia de Iznik (antiga Niceia) está prestes a tornar-se uma mesquita. É uma notícia triste. Se noutros tempos, templos cristãos passaram a mesquitas e mesquitas passaram a igrejas, como consequência do domínio político, hoje isto já não se compreende.

Para mais, a Hagia Sophia de Niceia, desde a restauração de 2007, era muito visitada por cristãos de todo o lado. É que foi neste templo que se realizou o sétimo concílio ecuménico e segundo de Niceia. Foi nesta igreja, em 787, que os bispos declararam que os ícones podiam ser venerados, pondo fim à crise iconoclasta (foi só um fim teológico, com a aceitação das teses de João Damasceno, que nessa altura já tinha morrido; na prática a crise continuou mais alguns séculos e de vez em quando emergem no cristianismo episódios iconoclastas).

Régis Debray escreveu que foi em Niceia que nasceu Hollywood. Foi nesta igreja que se fundamentou teologicamente o poder da imagem.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...