domingo, 2 de outubro de 2011

Entrevista a D. José Cordeiro, que a partir deste domingo é bispo




D. José Cordeiro é hoje ordenado bispo na Sé de Bragança para a diocese de Bragança-Miranda. Ainda há dias aqui o referi, questionando algumas das suas respostas.


O vídeo que agora assim insiro, da Agência Ecclesia, muda alguma percepção (minha) sobre o seu modo de ser e pensar. Diz, por exemplo, que "as estatísticas são a grande ruína da Igreja", que o que interessa é o Evangelho - se se levasse isto a sério, tudo mudava, a começar pelas questões em que não se deve pensar porque o Papa disse isto ou aquilo.


E diz que teve de se converter ao estudo da liturgia. Ou seja, não estava convertido à liturgia. "Exigiu uma enorme conversão". Espero que "Cordeiro pastor", como diz, se desconverta da liturgia porque as pessoas são mais importantes do que os ritos e as normas. E o liturgicismo tende a matar o Espírito. Como diz Timothy Racliffe, os liturgistas nunca estão de acordo acerca de nada. "É às pessoas que sou enviado para poder ajudar a dar razões da esperança", diz o pastor Cordeiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer menosprezar nínguem mas parece-me que este bispo vai dar cartas (coisas boas) na Igreja Portuguesa. Á primeira vista pelo que bem na comunicação social é uma "lufada de ar fresco".
Parabéns pelo post.

Jorge Pires Ferreira disse...

Obrigado pelo seu comentário.

Anónimo disse...

Até que enfim a diocese de Bragança-Miranda tem um bispo giro.
Agora é que a mulherada vai toda à missa!
E alguns homens também!
Vai ser um mundaréu de convertidos...
À carinha laroca do bispo, claro!
Lol

Há um sínodo?

O sínodo que está a decorrer em Roma é de uma probreza que nem franciscana é. Ou há lá coisas muito interessantes que não saem para fora ou ...