quarta-feira, 6 de julho de 2011

Menino Jesus da Cartolinha agora também é GNR e PSP

Menino Jesus de GNR

Quando ouvi pela primeira vez falar do Menino Jesus da Cartolinha julguei tratar-se de uma qualquer expressão, mas apenas expressão, para dar a ideia da atribuição de uma importância desmedida a algo insignificante, um realce da forma sobre o conteúdo, uma contradição por aquele que se fez último estar de cartola, símbolo de poder e riqueza. Porém, o Menino Jesus da Cartolinha existe mesmo, como confirmei aqui.
Ora segunda-feira, o “Público” diz isto, a propósito da extinção dos governos civis:
Um dos últimos actos oficiais do governador civil de Bragança, ao fim de seis anos de mandato, foi a entrega de duas novas fardas ao Menino Jesus da Cartolinha, em Miranda do Douro. A imagem do santo, um dos ícones de devoção religiosa que data do século XVIII, é, também, cartaz turístico da Sé Catedral de Miranda do Douro, onde existe um vasto guarda-roupa que vai sendo acrescentado com o escrúpulo de quem não despreza tradições. 
Desta vez, foi Rui Pereira, o ex-ministro da Administração Interna quem assumiu a promessa de oferecer ao santo uma farda da PSP e outra da GNR, aquando da sua última visita ao concelho. Jorge Nunes, o governador civil, cumpriu-a antes de deixar funções. O acontecimento teve honra de notícia no site oficial do Governo Civil de Bragança, com a imagem do santo já devidamente fardado de guarda republicano.
Na página electrónica do Governo Civil de Bragança ainda é possível confirmar o acto oficial:
O Governador Civil de Bragança entregou esta terça feira, dia 21 [de Junho], duas novas fardas ao menino Jesus da Cartolinha em Miranda do Douro. Jorge Gomes entregou uma farda da PSP e outra da GNR à imagem que remonta ao século XVIII cumprindo, assim, uma promessa do ex ministro da Administração Interna, Rui Pereira que se comprometeu a doar aquelas fardas aquando da sua ultima visita a Miranda do Douro. “É um acto simbólico porque o ministro é nascido em Duas Igrejas e como é conhecedor das tradições de Miranda do Douro decidiu oferecer duas fardas ao Menino Jesus da Cartolinha: uma da Guarda Nacional Republicana e outra da Policia de Segurança Pública” referiu o governador acrescentando que se trata “ de um gesto que visa reconhecer a capacidade e qualidade de trabalhos na área da segurança que estas duas forças policiais têm prestado aos cidadãos”. No acto simbólico da entrega das fardas estiveram também presentes os comandantes distritais desta duas forças de segurança que agradeceram o gesto de reconhecimento.   “Temos muito gosto em ver o nosso uniforme associado a um ícone tão forte de Miranda do Douro como é o Menino Jesus da Cartolinha” referiu o Tenente-coronel da GNR Sá Pires. “A partir de agora teremos no Menino Jesus da Cartolinha um protector dos polícias para nos ajudar a prestar um serviço de melhor qualidade e mais eficiente” frisou o comandante da PSP Amândio Correia. Além de reforçarem o guarda-fatos do Menino Jesus da Cartolinha, as duas novas fardas serão a partir de agora, mais um motivo de atracção da Sé Catedral de Miranda do Douro (texto e imagem retirados daqui).

1 comentário:

Unknown disse...

Só falta acrescentar neste texto que a farda da GNR foi feita pelo Cabo Mor Helder Reis da GNR.
Como sempre quem tem a arte fica esquecido

Só há doze bispos no mundo. São todos homens e judeus

No início de novembro este meu texto foi publicado na Ecclesia. Do meu ponto de vista, esta é a questão mais importante que a Igreja tem de ...