terça-feira, 26 de abril de 2011

26 de Abril de 1986. Dá-se o acidente nuclear de Chernobil, que está na origem de um mito bíblico


O pior acidente nuclear da história deu-se no dia 26 de Abril de 1986, em Chernobil, actual Ucrânia, que na altura fazia parte da União Soviética. As autoridades comunistas esconderam o acidente e só o deram a conhecer quando a Suécia alertou para os elevados níveis de radioactividade que as suas estações estavam a medir.

Diz-se – e é esse o motivo para invocar este acidente nas minhas efemérides – que Chernobil quer dizer “Absinto” e que o acidente estava previsto neste versículo do Apocalipse: “Quando o terceiro anjo tocou a trombeta, caiu do céu uma grande estrela que ardia como uma tocha chamejante. Caiu sobre a terça parte dos rios e sobre as nascentes das águas. O nome da estrela é «Absinto»” (Ap 8,10s).

Acontece que Chernobil não quer dizer absinto. Não há nenhum dicionário que tal afirme (os conspiracionistas dizem o governo mandou retirar a palavra dos dicionários!). No final dos anos 90, uma série televisiva similar à dos “Ficheiros Secretos” (julgo que era um sucedâneo) fazia referência a este mito. Talvez fosse mesmo a origem da confusão.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...