José Bilczewski nasceu em Wilamowice, Polónia, no dia 26 de Abril de 1860, e morreu em Lviv, actual Ucrânia, onde foi bispo, no dia 20 de Março de 1923. Foi o primeiro que Bento XVI declarou santo, no dia 23 de Outubro de 2005, com quatro outros católicos. Tinha como lema “sacrificar-se totalmente pela Santa Igreja”.
De certa forma, José Bilczewski foi um elo de ligação a João Paulo II. D. José Bilczewski frequentou locais que o Papa polaco também frequentaria, pelo menos a escola de Wadovice, a universidade e a diocese de Cracóvia, pela qual ambos seriam ordenados padres. João Paulo II, como é deveras sabido, viria a ser o bispo de Cracóvia até à eleição pontifícia e está a linha de sucessão apostólica de João Paulo II.
No dia 26 de Junho de 2001, durante uma visita a Lviv, João Paulo II beatificou José Bilczewski, afirmando:
Esta beatificação constitui também para mim um motivo particular de alegria. O beato José Bilczewski permanece na linha da minha sucessão apostólica. De facto, ele consagrou o arcebispo Boleslau Twardowski, que por sua vez ordenou bispo Eugénio Baziak, de cujas mãos eu recebi a ordenação episcopal. Hoje, pois, também eu recebo um novo e particular patrono.
Sem comentários:
Enviar um comentário