quinta-feira, 17 de março de 2011

17 de Março de 180 d.C. Morre Marco Aurélio, o imperador filósofo


Marco Aurélio foi imperador romano de 161 d.C. até à sua morte, a 17 de Março de 180. Dedicou-se à filosofia estóica, escrevendo a obra (ele ou um seu discípulo) “Meditações”. Influenciou muito o cristianismo a par de outros estóicos como Séneca. Eis algumas das afirmações de Marco Aurélio:
A maior parte das coisas que dizemos e fazemos não é necessária; quem as eliminar da própria vida será mais tranquilo e sereno. Aplica-te a todo o instante com toda a atenção para terminar o trabalho que tens nas tuas mãos e liberta-te de todas as outras preocupações. Delas ficarás livre se executares cada acção da tua vida como se fosse a última. O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo. O cavalo que faz a corrida, a abelha que faz o mel e o homem que faz o bem não fazem alarde disto, mas passam a fazer outras acções do mesmo género.

Sem comentários:

Sinodalidade e sinonulidade

Tenho andado a ler o que saiu no sínodo e suas consequências nacionais, diocesanas e paroquiais. Ia para escrever que tudo se resume à imple...